sexta-feira, 8 de abril de 2011

Maternidade Real - Blogagem Coletiva


Acho que de todos os blogs que acompanho, sou a mãe mais "velhinha", ou melhor, sou a mãe que tem "o bebê" mais velhinho!

Acho que ao longo desses quase 15 anos desde a gravidez até hoje já busquei demais a perfeição, já fui cobrada inúmeras vezes por ela, e vivi a maternidade da maneira que pude, da maneira real.

E senti na pele que a mãe perfeita não existe, já idealizei muita coisa e me dei mal, já abri mão de tudo por um filho e lutei contra tudo e todos, já quebrei a cara um incontável número de vezes, tudo por não saber onde estavam meus limites.

Pois essa mãe que também é uma mulher, que também é um ser humano precisa viver além da maternidade, tem que buscar outras realizações, que buscar amar e ser amada, e tem que conciliar tudo isso, porque nenhuma mulher infeliz consegue ser uma boa mãe. Na teoria parece que pra sempre a vida vai ser a mãe e o bebê, e tudo vai ser lindo, e você vai bastar pra ele, e ele vai bastar pra você, mas o tempo passa...

Já tive fases de mãe melhor, de mãe pior, de extrema dedicação, de necessidade de isolamento, porque a gente é assim, a gente tem necessidades, tem frustações, tem sentimentos, e tudo isso se mistura na maternidade, não temos como nos dividir em mãe perfeita e a mulher que encara todos os outros problemas da vida, tudo se mistura e faz de você a pessoa que você é.
 
E isso é a maternidade real, a gente erra tentando acertar, a gente acerta por instinto, acerta por sorte, e erra, e erra, e erra, e com o passar dos anos essa contagem fica cada dia maior, e é assim mesmo, são com esses erros que a gente aprende e são esses erros que fazem de nós mães cada dia melhores... A maternidade só se aprende com o filho!! Na prática a teoria é outra! Cada filho é único, o que faz de cada mãe um ser único também.

O começo é sempre mais difícil, mas quando você consegue aceitar que a perfeição é utopia, e consegue se aceitar como um ser em processo de aprendizagem tudo melhora, tudo começa a ficar mais fácil.

E você sabe que seguiu pelo caminho certo, quando você fica sentada com seu bebê de 14 anos no colo, sim eles sempre vão caber no seu colo, fazendo um cafuné e assistindo uma coisa qualquer na TV e do nada ele vira pra você e diz "Mamãe eu te amo!"...

Quando ele olha para os lados e sabe que é com você que ele sempre vai poder contar pra tudo que precisar...

Ele tem saúde, tem caráter, segue firme pela vida, aí não importa se você conseguiu amamentar até os 2 anos ou não, se você usou fralda de pano ou descartável, se você alimentou com orgânicos ou apelou para a Nestlé,  se você voltou ao seu corpinho de antes ou se briga com a balança até hoje, você conseguiu, você escolheu o caminho certo pra vocês, você fez o melhor que pode e está sendo a melhor mãe que você poder ser!!


* Esse tema foi proposto pela Carol Passuello para uma blogagem coletiva!

Um comentário:

  1. E no final da conta, importa mesmo os valores q ensinamos pra eles.. pq se for organico ou Nestle, eles nem se deram conta, ne??

    Bom fim de semana, Izabel! Beijos!

    ResponderExcluir

Vou gostar de saber que você passou por aqui deixe um "OI"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...