quinta-feira, 7 de julho de 2011

8ª Consulta - 31 semanas e 3 dias

Essa consulta aconteceu em 28/06 e enrolei o quanto pude pra falar sobre ela. Foi uma consulta cheia de surpresas...

É bom começar dizendo que está tudo ótimo comigo e com o bebê!!

O mês que passou foi dos mais tranquilos, já mais acostumada com os incômodos e pequenas dores, tirei isso de letra. Foi um mês agitado com a preparação do quarto e passou rápido!

Aproveitei que não tinha grandes dúvidas ou queixas para conversar sobre parto, e ai começa a novela...

Voltando no tempo, já na primeira consulta falei que queria tentar o parto normal, perguntei se ele achava que seria possível, já que tenho uma cesárea anterior, Dr. Marcelo disse que poderíamos tentar sim, e que a menos que eu tivesse algum problema poderia sim ter parto normal. Ok! Fiquei tranquila com a resposta e deixei o tempo passar.

Durante esse tempo, lendo alguns blogs e depoimentos, notei que meu médico tinha um certo perfil de médico cesarista, mas continuava tranquila com a resposta que ele tinha me dado no começo, maridão sempre achava que durante as conversas que eles tinham a sós, enquanto eu me trocava, Dr. Marcelo tinha uma postura clara de que meu parto seria normal.

Sempre achei que não tinha com que me preocupar, mas, sempre tem um mas no caminho, na última consulta descobri o "estilo" dele.

Tudo começou quando comentei que na data prevista do parto Luiza vai estar competindo em Fortaleza, e seria uma pena se ela não estivesse aqui, se ele achava que poderíamos esperar 40 semanas e 2 dias. Claro, quem decide mesmo é o bebê, mas se ele estivesse lá quietinho porque não esperar 2 dias!

A resposta começa bem, "Claro... se estiver tudo bem podemos esperar..."

E a questão toda está embutida no se estiver tudo bem!!

Minha curva glicêmica mostra que tenho uma certa intolerância, ela é bem próxima do limite, e foi por ai que a conversa caminhou...

Apesar dessa questão com a curva, não tenho ganho de peso aumentado, nem líquido fora do padrão, então, não apresento sintomas de Diabetes gestacional, mas (olha o "mas" ai novamente), tenho que controlar em cada consulta se tudo está bem, e caso alguma alteração apareça, ele me avisou que teremos que fazer o parto com 38 semanas, ele me explicou que a partir dessa idade o bebe começa a ter risco de sofrimento por conta da taxa de açúcar no sangue e possíveis hipoglicemias, que podem ocorrer já que a taxa pode variar muito.

Já fiquei com aquela sensação, "Opa! ninguém tinha me dito nada disso!!".

Bom, se tem que ser vamos em frente.. então perguntei, "Nesse caso então se ele não resolvesse nascer sozinho faríamos uma indução??"

Bomba, bomba... "Dificilmente!!" Foi a resposta dele, e a explicação envolvia minha cesárea anterior, com uma cicatriz no útero não posso receber a dose necessária de ocitocina para a indução, pois poderia ter uma ruptura. A explicação até pareceu válida mas ficou a mesma sensação de "Opa! ninguém tinha me dito nada disso!!(2)".

A essa altura eu já devia estar com a maior cara de decepção, e já que o caldo estava desandando achei melhor ir até o fim e questionar TUDO.

- Li a respeito de plano de parto, como funciona, em que momento a gente faz?
 
  Cara de "tá falando do quê?"... Não fazemos... Quando você for ao hospital, você vai ser acompanhada pela minha enfermeira e ela saberá o que fazer e qualquer dúvida estaremos em contato o tempo todo. (Oi??(1))

- E se eu entrar em trabalho de parto normalmente, quais os procedimentos?

 Blá, blá, blá, vão colocá-la no soro com ocitocina...(Oi??(2))

- Mas, isso vai ser feito independente de qualquer coisa?

 Sim, é muito difícil que as contrações estejam regulares para que o trabalho de parto evolua bem, então uma pequena dose de ocitocina ajuda o parto a evoluir mais rápido... (Oi??(3))

- E no parto normal, será que precisarei de corte (episiotomia)?

 Na verdade eu não faço primeiro parto sem a episiotomia, em um segundo parto podemos até tentar, mas no primeiro não, é conduta da  escola  paulista de medicina! (desenhou, explicou, falou sobre risco de lacerações, consequências, benefício dos pontos de cirurgia plástica que ele usa e concluiu dizendo que se eu quisesse poderia até achar um médico que faça o parto sem,  mas que o risco é muito grande) (Oi??(4))
 
Toda a conversa foi muito desnorteante pra mim, não que eu achasse que meu parto seria natural, sem remédio nenhum, mas achava que teria direito de escolha, e descobri que meu médico é bem MÉDICO mesmo, e que se cerca de todo tipo de intervenção e procedimentos, e que o parto ou é do jeito dele ou não é com ele...

Quem sou eu pra julgar se ele está certo ou errado, e a essa altura não dá mais pra questionar se eu escolhi o médico certo ou não, nunca sonhei com um parto natural, sempre achei que anestesia faria parte do meu parto, ele sempre foi um excelente médico comigo e agora só me resta confiar e acreditar que tudo vai dar certo, principalmente porque apesar dos "detalhes" ele não deixa de acreditar que meu parto pode ser normal.

Para completar a conversa, antes de passarmos para a ultrassonografia, comentei que no fim de semana tinha sentido uma grande movimentação do bebê e que achava que ele tinha virado.

E foi dito e feito, assim que ele colocou o aparelho na minha barriga já disse "Você tinha razão! O moleque virou!" E lá estava o danadinho sentadinho na minha barriga, foram sete meses de bebê na posição e agora que a hora está chegando ele resolveu nos pregar uma peça, se ele não mudar, toda a conversa anterior, todas as decepções, vão ser deixadas de lado e a próxima conversa vai ter que ser sobre cesárea... Agora é esperar e torcer para que o pequeno resolva ficar na posição novamente!

Eu não tenho muito o que fazer a não ser esperar, Dr Marcelo até indicou que existem acumputuristas que fazem procedimentos que podem ajudar, mas não é garantido, ele vai me indicar uma pessoa que faça, mas ainda não conseguiu uma.

Se alguém conhecer alguém pra indicar ou souber de alguma outra coisa que possa ser feita fique a vontade pra comentar!

Eu tenho conversado com o bebê, falado pra ele que eu quero muito tentar o parto normal, que vai ser bom pra ele, pedindo pra ele virar novamente, acho que ele até mudou de posição, mas não acredito que ele esteja de cabeça pra baixo ainda.

O que tiver que ser será.. Nesse caso tem muito pouco que eu possa fazer!!

Bom, mas vamos aos detalhes do exame!

Como eu já disse o bonitinho está sentado, mais exatamente na posição do alicate, ou seja pés na cabeça aqui em cima e bumbum lá na saída, onde devia estar a cabeça... :o(

E pra completar a frustração dessa consulta acabei de descobrir que o CD onde deveriam estar as fotos está vazio... Espero na próxima consulta consegui-la e ai atualizo por aqui, até lá vai ficar sem :o(

Detalhes do Bebê:
Peso: 2,012kg
Batimentos: 136 Bpm
Comp. do Fêmur: 6,4cm
Comp. do Úmero: 5,8com

Outras medidas:
Índice do líquido: 112
Placenta: 35mm - Grau I
Colo Uterino: 30mm

O peso do bebê está um pouco acima da curva média, nada demais, dentro da normalidade. Mas acho que como esse calculo se baseia na medida do fêmur pode ser que esse valor esteja um pouco acima do real, pois eu tenho pernas compridas e tronco curto, o que pode fazer com que o valor não bata. Luiza puxou isso de mim, e parece que o bebê também!

Conseguimos ver também que o bebê já tem cabelo, então já sabemos que o bebê não nascerá careca, mas será que vai ser cabeludão?

Ele é muito careteiro, não foi a primeira vez que deu pra ver ele fazendo biquinhos e caretas.

Ele também é muito agitado, diariamente eu sinto como ele mexe sem parar, e acho que mexe muito mais do que Luiza mexia, pois não lembro de sentir toda essa "festa" quando ela estava na minha barriga, e para não perder a fama de mexilão, o danado deu um empurrão no aparelho do US que Dr. Marcelo nem acreditou que o bebê tinha feito aquilo. Esse promete!!


PS. Estou com dificuldade para comentar nos blogs... Esse problema está acontecendo só comigo?


8 comentários:

  1. Olha, o bebê sentado pode virar até durante o trabalho de parto, por isso, esse nao pode ser um motivo única e exclusivamente para a cesárea. Existem acupunturistas q ajudam a virar, vc tb pode procurar alguém q faça trabalho com moxa ou ainda, pode procurar quem faça versão externa, que funciona em 60% dos casos. Em SP, o Dr. Jorge Kuhn faz versão, mas 31 semanas ainda não é tempo para se posicionar e ele pode virar novamente tranquilamente. A versão só é recomendada após 37 semanas, qdo o utero fica bem apertadinho mesmo e o bebe fica com pouco espaço.
    Se informe e leia bastante, não deixe que a sensibilidade do final da gravidez te deixe cair em uma desneCesárea!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, Noah tb tava sentado... e foi a gestação toda assim... só virou com 34 semanas.. Calma, que ainda dá tempo. E qto ao médico, ainda dá tempo de correr atrás de outro... mas se não quiser, confie e o que tiver de ser, será. Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Iza...
    Antes de mais nada, fique tranquila!! Seu festeiro pode virar até o dia da estréia.
    Eu queria um parto normal mais do que tudo na vida. Me preparei, li e troquei de obstetra pra ter certeza de que a Nanda nasceria assim. Minha bolsa estorou e fiquei 9 horas em trabalho de parto SOMENTE no soro fisiológico. Tive dor de barriga devido as contrações, caminhei, tomei banho e vi que a coisa não era tão assustadora. Ás 04:30 da manhã as contrações ficaram alucinantes, na palpação minha GO viu que eu tinha apenas 2 cm de dilatação e no US viu-se algumas alterações. A questão era que a bebê talvez aguentasse bem no máximo mais 1 hora ou então cesárea. Se em 9 hs eu só tinha dilatado 2 cm não ia conseguir os outros 8 cm em 1 hora... ainda quis esperar mais 30 minutos, sem nenhuma modificação... daí não teve jeito, fui pra sala de parto chorando, mas confesso que amei o alívio imediato que a anestesia me deu e nada como um bebe melecado e assustado nos braços pra fazer com que vc se sinta a pessoal masi especial do mundo.

    Vai dar tudo certo Iza!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. OI, adoreiiiii seu blog, parabéns!!! Estou te seguindo, e estarei sempre por aqui lhe visitando,sou Mãe de um bebê de 11 meses, criei um blog atualmente sobre dicas e testes de produtos de bebês, se puder retribuir e seguir o blog agradeço, se puder dá uma passadinha lá,o endereço é: http://testesdamame.blogspot.com/
    Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Iza...
    Cadê vc? Como estão as coisas? Manda notícias.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ola gostaria de convidà-la a conhecer o Clube das maes e pais blogueiros (http://maesepaisblogueiros.com), uma Rede que se propoe a potencializar a voz materna na Internet! Aguardamos vc! um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Iza...
    Que bom ter notícias suas!!
    Bem vindo e abençoado seja Rodrigo!!
    Tô doida pra ver o rostinho dele...
    Sei o quanto a vida fica de cabeça pra baixo com a chegada de um bebe, mas daqui a pouco a poeira acenta, o cansaço veence...rsrsrs e a vida vai aos pouco voltando ao normal.
    Vai dando notícias, viu!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oiiii menina...cade vc?? e ai ja nasceu esse bb??

    Xeru e saudades viu.

    ResponderExcluir

Vou gostar de saber que você passou por aqui deixe um "OI"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...