sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

3ª Consulta - 8 semanas e 5 dias

Mais uma vez lá fomos nós, maridão e eu para a consulta do pré-natal.

Essa semana era chave, Dr. Marcelo considera as 8 semanas e meia como um marco no desenvolvimento da gestação.

Queria ir logo para a "sessão de cinema", mas antes toda a conversa, sobre como foram essas 2 semanas, falei sobre os sangramentos que agora são esporádicos mas ainda não pararam, e acaba que eu só penso nisso então não tenho muitas outras dúvidas pra esclarecer ainda...

Então, vamos logo saber se tudo está bem, antes de pensar nos próximos passos:

Começamos o exame e logo já estava na tela aquela imagem linda do coração batendo, emoção total, ouvimos aquela música linda e os batimentos estão ótimos, a gordinha, ou gordinho, já tem um formatinho mais humano, já vimos os bracinhos e as perninhas, a cabeça e o cérebro em formação.

O ponto alto do exame ficou por conta do 4D dinâmico, conseguimos ver os pequenos bracinhos mexendo pra cima e pra baixo, é incrível ver uma sementinha tão pequena mexendo tanto... Emoção total!!!

Queria que Luiza estivesse lá, brinquei que se for menina mesmo já está treinando palmateio.


Útero: 97 x 58 x 71 mm
Saco Gestacional: 35 x 48 x 24 mm
Embrião: 2,2 cm cabeça-nádegas
Batimentos Cardíacos: 185 bpm
 
A idade gestacional está ótima, no exame passado estava 1 dia abaixo do calculado e dessa vez estava 1 dia acima, ou seja o bebê está crescendo com tudo!!
 
O hematoma continua por lá e por isso os sangramentos continuam, mas dessa vez a explicação foi inusitada, Dr. Marcelo disse que eu tive um "Descolamento do Bem"(???), pois é... fiquei pensando, esse cara tá maluco, como ele pode dizer que todo esse problema pode ser "do bem"... Mas ele explicou, disse que o descolamento está localizado bem na parte inferior do útero, ou seja se ele estivesse coladinho ali a gravidez não seria tranquila, pois o bebê não estaria em uma boa posição, e que o descolamento fez com que o bebê fosse para um local mais seguro dentro do útero, e foi bom ver a formação da placenta bem centralizada!

Lembrei, tá o marido lembrou, de perguntar sobre o tombo, se tinha a ver com  o hematoma e ele disse que provavelmente não, que o tipo de hematoma que eu tenho é algo mais funcional mesmo, como ele explicou, algo para fazer com que o bebê não colasse no fundo do útero.
Então tudo está ótimo, o risco caiu para 2% que é o risco normal para a idade gestacional.

Só noticias boas!!! Mas... sempre tem um mas... continuo de repouso relativo, tudo bem, agora sabendo que tudo está OK é mais fácil!!

Na próxima consulta faremos o morfológico do 1º trimestre e Dr. Marcelo explicou sobre o rastreamento que é feito para a identificação da possibilidade de Síndrome de Down e falou sobre um exame de sangue que podemos fazer para que esse rastreamento seja completo, é um exame de sangue normal, mas é caro, ainda não sei quanto. Ele explicou que se eu não quiser fazer não tem problema que o ultrassom já nos trará boas resposta e que fica a meu critério, que ele me dá a possibilidade mas que a decisão é minha. Ainda não paramos pra pensar a respeito!

Ah... paguei minha língua, tinha lido em vários lugares que os médicos particulares não costumam dar Cartão de Gestante, e já recebi o meu que é impresso e será trocado a cada consulta... Comentei isso com Dr. Marcelo e ele me disse o que costuma acontecer... Disse que muitos médicos particulares não costumam dar esse cartão, como uma forma de "prender" a paciente que não tem como passar a um novo médico os detalhes do seu pré-natal.

Agora já posso sair por ai falando pra todo mundo da gravidez e curtir a vida como uma grávida normal!!

A família está MUUUUUUITO feliz!!!

****

Tanta emoção por aqui que já ia esquecendo de contar que ganhei um sorteio no blog da Chris, Inventando com a Mamãe, foi um Kit da Triunfo, não vejo a hora de receber, ai faço um post contando!

6 comentários:

  1. ah que ótimo que já tá passando, que o hematoma é "do bem"!

    olha, eu fiz o exame de sangue além do ultrassom morfológico e nao me arrependo. Foi carinho, mas achei que valeu, me deu uma nocao muito boa da situacao (que é tranquila, chances baixissimas de trissomia).

    felizona por vc e pela pequena sementinha (ou sementinho, hihihi).

    beijao!

    ResponderExcluir
  2. Isaaaa...
    Já foi olhar na régua o tamanho de 2,2cm?
    Olha lá e me conta como uma coisinha tão pequenininha pode ser responsável por tanta felicidade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Passando pra deixar um beijo e desejar uma otima noite e bom fim de semana...

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Iza!!!

    Como vc está?
    Tava aqui lendo os posts anteriores e pensando:

    Como Deus é perfeito!
    Te mandou duas coisas tão maravilhosas ao mesmo tempo.

    A Luíza na nossa seleção e esse bebê!

    Deus é perfeito te mandou essa benção para vc ficar firme ai mesmo longe da sua sereia e assim deixa-la firme tbem!!!

    2011 promete!

    Bjs nossos!

    ResponderExcluir
  5. Ainn que bom Izaa!!! Fiquei super feliz de ler tanta novidade boaaa!! Que ótimo que está tudo bem com o bebê e com vc... agora sua gravidez vai permanecer assim bem tranquila!!

    Bjooooo

    ResponderExcluir

Vou gostar de saber que você passou por aqui deixe um "OI"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...