quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ela está crescendo....



Com apenas 1 ano e 6 meses as aulas de natação eram o ponto alto da semana, não tinha nada que deixasse aquela pequena mais animada do  que estar na piscina, parecia até que uma tinha sido feita pra outra!
 
E assim se passaram os anos, os esportes sempre fizeram parte da vida dela, primeiro veio a natação, mas os treinos mais sério cabeça dentro d'agua sozinha sem falar com ninguém começaram a cansá-la ela sentia falta do papo com as amigas, a ginástica olímpica era o máximo na época, cercada pelas amigas pulando pra lá e pra cá, mas quando a treinadora querida foi embora, os treinos já não tinham tanta graça e foi ai que apareceu o Nado Sincronizado.
 
A equipe do Nado, chamou as alunas da ginástica para assistirem uma apresentação e foi amor a primeira vista, naquele dia ela chegou em casa muito animada e dizia "MÃE eu QUEEEEEERO" na época ela estava com 8 ou 9 anos, com o pé atrás, lá fui eu ver do que se tratava e fazer as alterações nas matrículas para o ano seguinte!

 
Ela começou na escolhinha, levou tanto jeito que em 6 meses já foi chamada para a equipe e lá está até hoje, entre altos e baixos, mudança de cidade e retorno, aquele esporte, aquela equipe, aquelas amigas, estavam sempre presentes.
 
Hoje começa mais um ato de uma história que ninguém sabe como vai acabar, hoje ela começa sua primeira seletiva para a Seleção Brasileira!


Quando temos um filho sempre nos pegamos imaginando seu futuro, olha como ela ensina as bonecas, será que seguirá a carreira acadêmica? Todas as bonecas estão na tipóia, ou cheia de curativos, e no quarto tem espaço até para uma UTI, não há dúvida que a medicina será o caminho. E as construções de lego, será engenheira? Não importa, a gente sonha...
 
Luiza sempre foi muito envolvida com os esportes, desde muito pequena participava de competições, mas nem por isso eu imaginava que um dia ela levaria o esporte tão a sério.
 
Sei que o esporte dificilmente será sua carreira, mas só tenho a agradecer a tudo de bom que essa experiência trouxe para nossa vida, só quem tem um atleta em casa sabe como é.
 
Esporte é saúde, esporte competitivo é saúde + dor... Atletas se acostumam com a dor, treinar 5 horas por dia 5 dias por semana faz com que o corpo seja testado ao limite e as contusões estão por todos os lados, graças a Deus Luiza nunca sofreu nenhuma, no máximos alguns dias com dores musculares, muito Gelol e vamos em frente!
 
Não tem quem não me pergunte, mas e a escola? Vai muito bem obrigada! Mas dá tempo de estudar? Dá, e ai entra todo o aprendizado do esporte, reforçado em casa, claro, não vai dar tempo de estudar isso depois? Melhor prestar atenção na aula! Tem que estudar? Estuda logo e resolve o assunto, não deixa pra depois.
 
E ainda acontece dela no caminho pra casa dizer, ninguém no meu grupo fez nada no trabalho e é pra amanhã... Ela chega as oito da noite, janta e vai pra frente do computador e só levanta de lá com o trabalho pronto. Ela telefona pros amigos, cobra a parte deles deles, faz por eles se não tiver jeito, mas termina o trabalho.
 
Esporte é disciplina, é responsabilidade, é senso de equipe, esporte forma lideres, e ensina que a obrigação é prioridade.
 
E a vida vira só obrigação? De forma alguma, ela aprendeu a dar valor aos momentos de lazer, ela curte até os momentos de não fazer nada como ninguém.
 
Sei que o esporte como forma de lazer é pra todos, mas o esporte competitivo não é pra qualquer um, não é uma fórmula que se compra na farmácia e qualquer criança pode tomar, não se pode obrigar uma criança a seguir esse caminho e sei que se Luiza está onde está é porque dentro dela está esse dom.
 
Para a família é também difícil achar o ponto de equilíbrio dessas escolhas, solidificar todos os valores que o esporte trás, vejo que acontece de muitos pais perderem o controle, vejo pais que colocam a competição acima de seus valores pessoais, pais que cobram suas filhas por resultado esquecendo que são apenas meninas, pais que não dão limites e criam meninas que passam por cima das outras.
 
Ontem embarquei minha filha para uma experiência em sua vida que não tem preço, uma seletiva tem muitas candidatas, poucas passam e todas as outras vão voltar pra casa tristes, talvez decepcionadas com elas mesmas, e ai está o último ensinamento do esporte, tem que saber ganhar, tem que saber perder,  quem ganhou dá força para quem perdeu, quem perdeu aceita e respeita quem ganhou. E seja qual for o resultado essa experiência terá valido a pena.
 
Nessa hora a família é tudo, é a base, a força, é quem vai fazer com que essas meninas não se percam do caminho, ou não desanimem, se passarem não podem se iludir e se sentirem superiores, se não passarem, não podem ficar pra baixo. E acima de tudo está a amizade porque elas estão competindo entre amigas, essa amizade não pode ser abalada.  

Meninas, desejo a todas vocês que consigam mostrar o seu melhor e que o resultado seja ótimo, queria que todas pudessem estar na seleção, mas quem não passar dessa vez terá outras oportunidades!




   

2 comentários:

  1. Nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
    Que linda, que presente, que benção...vai dá tudo certo e ela vai conseguir ser escolhida para seleção.

    Sabe, acho lindooooo, sou fã, adoroooo de mais esse esporte, pena que nem nadar direito sei, ah deixa pra lá.

    bjim

    Mais parabéns pela filhota e venha nos contar assim que souber o resultado.

    ResponderExcluir
  2. que bacana!!!!!
    adorei conhecer vc e sua filhota campeã!
    obrigada pelas visitas lá no blog!
    bjo bjo

    ResponderExcluir

Vou gostar de saber que você passou por aqui deixe um "OI"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...